
Basicamente, é a tecnologia que soluciona definitivamente um famoso defeito de controles de videogame chamado “DRIFT”.
O “drift” ocorre quando um analógico de potenciômetro começa a se mexer sozinho na tela ou não corresponde corretamente a direção do movimento dos dedos do usuário, oscilando o eixo para direções indesejadas enquanto é movimentado.
O QUE É HALL EFFECT?

ENTENDENDO O DEFEITO

Dentro do analógico padrão (que vem de fábrica nos controles do PlayStation, Xbox e Nintendo) existe um disco de carbono nas tampas externas (geralmente de cor verde) que não é nada mais que um RESISTOR cujo papel é limitar e liberar a corrente elétrica que passa pelo circuito dos analógicos. Logo na frente desse disco, existe uma “agulha” de metal que literalmente “raspa” por cima de sua superfície, que gira tanto no sentido horário como anti-horário, como ponteiros de um relógio.
Para que o comando seja obedecido corretamente, é preciso que o contato entre a agulha e o disco seja constante. Quando esse contato sofre alguma interferência, a corrente que estava sendo limitada pode “escapar” fazendo com que o cursor/personagem/câmera na tela mexa sozinho de forma rápida ou constante. Existe dois motivos que podem levar isso acontecer, sendo a sujeira e principalmente o DESGASTE. Por essa razão, parei de oferecer seviços de limpeza química em analógicos de potenciômetro, pois da sujeira você se livra, mas o desgaste não.

COMO FUNCIONA O HALL?
Resumidamente, trata-se de um analógico que usa eletromagnetismo para detecção de movimento e não tem atrito entre componentes para que a movimentação seja detectada.
No lugar da “agulha” do analógico de potenciômetro, neste há um ÍMÃ que se move igual, mas sem encostar em nada, e no lugar daquele “disco” mencionado anteriormente, há uma pequena placa de circuito com um sensor de campos magnéticos, sendo responsável pela detecção da movimentação do ímã.

INSTALAÇÃO NO DUALSENSE
INSTALAÇÃO NO DUALSENSE EDGE
INSTALAÇÃO NO XBOX SERIES X|S